quarta-feira, 1 de maio de 2013

Milagre Catalão?

Se o Barcelona aguardava por uma motivação extra na véspera, ela não veio. Mesmo com uma tarefa em tese menos complicada e grande pressão nos instantes finais, o Real Madrid acabou eliminado pelo Borussia Dortmund. Lionel Messi e companhia, portanto, têm a missão não apenas de buscar uma virada inédita depois dos 4 a 0 sofridos para o Bayern de Munique, na última semana, como também tentarão evitar uma primeira final alemã na Liga dos Campeões.
Até hoje, só três decisões foram entre equipes do mesmo país. Na temporada 1999/2000, o Real Madrid derrotou o Valencia por 3 a 0, no Stade de France. Na edição de 2002/03, o Milan superou o Juventus nos pênaltis, por 3 a 2, após empate por 0 a 0 em 120 minutos de partida no Old Trafford, na Inglaterra. Mais recentemente, em 2007/08, o Manchester United também precisou da disputa da penalidades máximas para ser campeão diante do Chelsea, ganhando por 6 a 5 após o placar de 1 a 1 ao fim da prorrogação, em Moscou.
Se conseguir a classificação, o Barcelona terá sido o primeiro a avançar de fase na Champions nestas condições. Apenas três equipes conseguiram alterar um prejuízo semelhante em outras competições europeias: o arquirrival Real Madrid foi o último a conseguir a façanha, em novembro de 1985, quando massacrou o Borussia Moenchengladbach por 4 a 0 na Copa da Uefa (atualmente Liga Europa) após ter levado uma goleada de 5 a 1 na Alemanha.
O primeiro foi o Leixões, de Portugal, que na temporada 1961-1962 da hoje extinta Recopa perdeu por 6 a 2 para o FC La Chaux-de-Fonds na Suíça e acabou garantindo a vaga ao vencer por 5 a 0 em casa na volta. Em 1984, o Partizan, da Sérvia, conseguiu se recuperar de uma derrota pelo mesmo placar de 6 a 2 para os ingleses do Queens Park Rangers com o resultado de 4 a 0 na volta.
Tal cenário nunca se repetiu na Liga dos Campeões. O exemplo mais próximo veio com outro time espanhol, o Deportivo de La Coruña, que em 2004 foi atropelado por 4 a 1 pelo Milan em San Siro, mas obteve a classificação ao golear os italianos por 4 a 0 na Galícia. Em 2008/2009, ano em que se sagrou campeão, o Barça de Guardiola conseguiu aplicar os mesmos 4 a 0 no Bayern de Munique, mas em duelo de ida das quartas. Na volta, segurou um empate por 1 a 1.
No Barça, fé em Messi
Desta vez, porém, o Bayern tem tudo para impedir que isso aconteça. Com o título do Campeonato Alemão já garantido desde o início do mês, o time bávaro tem apresentado um nível de jogo impressionante. No jogo de ida, atropelou o Barça como um rolo compressor, ganhando praticamente todos os duelos, principalmente no jogo aéreo.
Já os catalães dependem muito da forma do craque argentino Lionel Messi. O melhor jogador do mundo, que sofreu uma lesão muscular na coxa nas quartas de final diante do Paris Saint-Germain, teve uma atuação muito apagada em Munique, deixando claro que não estava 100% recuperado.
No último sábado, Messi entrou no segundo tempo do duelo com o Atletic Bilbao e marcou um golaço, mas não impediu o empate em 2 a 2 da sua equipe no país basco.
- Sabemos da importância de Messi para esta equipe, ainda mais na cara do gol e no entorno da área. Quanto melhor ele estiver, mais opções de jogo nós teremos. Com ele bem, aumentam as nossas chances de passar. Se Leo estiver bem, pode decidir - declarou o técnico Tito Vilanova.

Fonte: Globoesporte.com


Opinião


Mais uma vez o Barcelona tem uma missão difícil, parar o Bayern de Munique em casa e ainda aplicar uma senhora goleada de 4x0. Devolver o placar do Allianz Arena, uma tarefa extremamente complicada já que esse time do Bayern tem feito história essa temporada. Mas o Barcelona tem o melhor jogador do mundo, Lionel Messi, estão depositando a fé no jogador argentino que segundo informações está totalmente recuperado da lesão sofrida no jogo de ida das quartas de final contra o PSG no estádio de France.
O Barcelona há anos vem sendo o time a ser batido no cenário mundial do futebol, mas será que realmente esse super time que foi construído ainda na época em que Ronaldinho Gaúcho era o cara do futebol, pode ostentar ainda esse status? Bem, do Barcelona podemos esperar tudo, afinal de contas o Barcelona tem jogadores muito bons, o meia Xavi Hernadez, Andrés Iniesta, Pedro, é um elenco realmente fascinante, que pode surpreender.
“Com Leo, todo es possible” manchete principal do jornal Mundo Deportivo, um milagre é o que espera o torcedor catalão para o jogo de logo mais, só que pela frente vem o todo poderoso alemão Bayern de Munique, que teve uma decepção monstruosa na última final da liga perdendo para o Chelsea, e busca por mais um título da liga.
Quem ira enfrentar o Borussia na final? Isso só saberemos logo mais no jogão Barcelona x Bayern de Munique no Camp Nou.

Por: Igor Bruno
Revisão de texto: Nara Gisely

Nenhum comentário:

Postar um comentário